Como Ajudar

amigos da Trilha TranscariocaA Trilha Transcarioca é mantida em conjunto por mais de mil voluntários cadastrados e pelas equipes profissionais de trilhas do Parque Nacional da Tijuca, do Parque Estadual da Pedra Branca, dos Parques Naturais Municipais de Grumari, Catacumba, Paisagem Carioca, do Monumento Natural Municipal dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca e do Museu do Açude.

Os voluntários estão organizados em torno da Associação de Amigos da Trilha Transcarioca. O trabalho voluntário é desenvolvido por pequenas e grandes organizações não governamentais, clubes de excursionismo, agências de ecoturismo e pessoas físicas. Seu trabalho, que já devotou mais de dez mil horas/voluntário à Trilha Transcarioca, consiste em sinalizar a Trilha Transcarioca com a pegada direcional, que é a sua logomarca, pintada em rochas e árvores, bem como afixar placas interpretativas e tabuletas de madeira, fazer podas, limpar drenos, desobstruir a trilha, fazer ações de educação ambiental, retirar lixo, ajudar em ações de reflorestamento e de monitoramento de fauna, remover espécies exóticas, cooperar na manutenção do site e do facebook, apoiar na captação de fundos, fazer traduções, entre outros trabalhos necessários à realização do sonho da Trilha Transcarioca.

Para fins de sua manutenção e de trabalhos voluntários, a Trilha Transcarioca está dividida em 26 trechos, dos quais hoje 13 têm adotantes voluntários permanentes. A adoção é feita por meio de um termo assinado pelo adotante, pelos Amigos da Trilha Transcarioca e pela Unidade de Conservação em que o trecho adotado está inserido (Faça o download dos Termos de Adoção: Parque Estadual da Pedra Branca | Parque Nacional da Tijuca).

Os trechos variam de tamanho e de dificuldade, mas são todos percorríveis em um dia de caminhada e têm acesso ao asfalto e a transportes públicos no seu início e no seu final.

Ao assinar o termo de adoção de um trecho, o adotante se responsabiliza por fazer, ações periódicas de manutenção (idealmente pelo menos uma por mês), quando verificará a sinalização, repondo as setas e pegadas que estiverem faltando, desobstruirá a trilha sempre que houver galhos ou árvores caídas bloqueando o caminho, retirará lixo que porventura estiver no leito da trilha e fará abordagens educativas com visitantes.

Dependendo do número de voluntários que cada adotante tiver em seu grupo, a ação de manutenção poderá ser semanal ou até diária. Por exemplo, com oito voluntários, é possível dividi-los em quatro duplas, cada uma fazendo uma ação por fim de semana em cada mês; com dezesseis voluntários é possível ter oito duplas e fazer uma ação em cada sábado e domingo; e com sessenta voluntários é possível fazer uma ação por dia.

Além do trabalho de manutenção da Trilha, o adotante também deve estar atento para responder a comentários e reclamações de usuários feitos no formulário “Quer ajudar nesse trecho ou relatar problemas (manejo, vandalismo de tabuletas, pichação, ausência de sinalização, obstrução, lixo entre outros)?” existente ao fim de cada trecho na página da internet da Trilha Transcarioca.

Novos voluntários e novos adotantes são sempre bem vindos. Escolha o trecho em que quer ajudar e contate o responsável, entrando em contato com a Coordenação-Geral dos Amigos da Trilha Transcarioca na página do facebook.

A seguir, os trechos e os adotantes. Escolha onde quer contribuir e entre em contato conosco:

Barra de Guaratiba-Grumari
Adotante: Trilhas RJ

Grumari-Grota Funda
Adotante: Ainda sem adotante

Grota Funda- Estrada do Morgado
Adotante: Ainda sem adotante

Estrada do Morgado-Rio da Prata
Adotante: Ainda sem adotante

Rio da Prata-Quilombo / Vargem Grande
Adotante: Ainda sem adotante

Quilombo/Vargem Grande-Sede Pau da Fome
Adotante: Ainda sem adotante

Sede Pau da Fome-Sub sede Piraquara
Adotante: Ainda sem adotante

Sub sede Piraquara-Aqueduto do Catonho
Adotante: Ainda sem adotante

Aqueduto do Catonho-Ciganos
Trecho ainda não delimitado no terreno

Ciganos-Bom Retiro
Adotante: Centro Excursionista Brasileiro

Bom Retiro-Cova da Onça
Adotante: Centro Excursionista Guanabara

Cova da Onça-Portão da Floresta
Adotante: Avec Trilhas

Portão da Floresta-Mesa do Imperador
Adotante: Trilhas Quase Secretas

Mesa do Imperador- Vista Chinesa
Adotante: Funcionários da Conservação Internacional do Brasil

Vista Chinesa- Solar da Imperatriz-Jequitibá
Adotante: Funcionários da Conservação Internacional do Brasil

Jequitibá-Cachoeira da Gruta
Adotante: Instituto Moleque Mateiro

Cachoeira da Gruta-Cachoeira dos Primatas
Adotante: : Instituto Moleque Mateiro

Cachoeira dos Primatas- Paineiras/Corcovado
Adotantes: Ecotribo e Grupo Terra Limpa

Corcovado-Parque Lage
Adotante: Centro Excursionista Light

Parque Lage-Parque da Catacumba
Adotante: Ainda sem adotante

Parque da Catacumba-Alto da Rua Vitória Régia
Adotante: Ainda sem adotante

Alto da Rua Vitória Régia-Ladeira dos Tabajaras
Adotante: Ainda sem adotante

Ladeira dos Tabajaras-Ladeira do Leme
Adotante: Ainda sem adotante

Ladeira do Leme-Morro da Babilônia Rio Sul
Adotante: Coop Babilônia

Rio Sul-Morro da Urca
Adotante: Ainda sem adotante

Morro da Urca-Forte da Urca
Adotante: Caminho Aéreo Pão de Açúcar e Federação de Esportes de Montanha do Estado do Rio de Janeiro (FEMERJ).

Além das atividades voluntárias feitas diretamente na Trilha Transcarioca, também é possível contribuir trabalhando voluntariamente nas unidades e conservação ligadas pela Trilha Transcarioca.

O Parque Nacional da Tijuca tem um programa de voluntariado semanal que pode ser acessado aqui.

No Monumento Natural Municipal dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca, o Grupo Recuperação Ambiental do Pão de Açúcar faz um belo trabalho de reflorestamento voluntário. Para participar clique aqui.

TRILHA TRANSCARIOCA
SOMOS MONTANHISTAS
DEFENDEMOS O MEIO AMBIENTE
SOMOS MUITOS

Galeria de fotos